Dia dos Professores: uma breve história da profissão

Hoje, 15 de outubro, comemoramos o dia do professor. Esse texto traz um pequeno resumo da origem da profissão.

Brasil

O primeiro professor no país foi José de Anchieta, padre que dava aulas para os índios da Colônia. Formado na Universidade de Coimbra, pertencia a Companhia de Jesus, uma ordem religiosa fundada por Inácio de Loyola com finalidade religiosa.

Manuel da Nóbrega, também padre jesuíta fundou nos campos de Piratininga, São Paulo atual, uma escola para educar os índios. O padre chegou no Brasil em 1553, com 20 anos, para ajudá-lo na missão. Anchieta ensinava sobre o cristianismo e aprendeu a língua guarani e escreveu a primeira gramática guarani. 

A oficialização da educação brasileira aconteceu no dia 15 de outubro de 1827, através do decreto imperial de D. Pedro I que determinava que todas as cidades, vilas e vilarejos tivessem escolas de primeiras letras.

O dia do professor foi oficializado em 1963. A princípio, a educação era restrita a famílias nobres que contratavam professores para educar os filhos; a partir dos anos 30 o ensino público começou a ser organizado, houve uma expansão onde surgiram as primeiras escolas de formação superior de professores em licenciatura. 

História

O ensino acontece antes mesmo das primeiras instituições, ele transmitido de forma oral, antes do desenvolvimento da escrita. 

No Antigo Egito, a função de escriba era preservada pela constituição de escolas reais, essas escolas preparavam as pessoas para dominar essa técnica.

Na Grécia antiga, os espartanos tinham início a educação aos sete anos de idade e era voltada a aprimorar habilidades físicas com treinos físicos, o objetivo era deixar os homens prontos para guerra e as mulheres aptas a gerar filhos saudáveis. O tutor transmitia o ensino sem receber por isso.

Em Atenas, o professor recebia um valor conformo o conhecimento que lhe fosse destinado; eram voltados a compreender o equilíbrio entre mente e corpo. Fez parte da educação ateniense três qualificações profissionais: 

• Páidotribés: cuidavam do desenvolvimento intelectual; 

• Grammatistés: repassavam a escrita e a leitura; 

 • Kitharistés: cuidavam do aprimoramento físico.

Na Roma Antiga o educador era um dos retores que circulavam pelas cidades ensinando o que sabiam em troca de compensações financeiras. Os Lud Magister, alfabetizavam as crianças que não tinham condições para custear os ensinos.

Na Roma Antiga, o papel de educar foi desempenhado pelos retores, que – assim como os sofistas gregos – circulavam pelas cidades ensinando o que sabiam em troca de alguma compensação financeira. Além disso, podemos citar a presença dos lud magister, que desempenhavam a função de alfabetizar as crianças que não tinham uma condição material mais abastada.

No período medieval o conhecimento recebeu controle das instituições religiosas, a princípio era restrito a membros da Igreja. Na Baixa Idade Média a constituição das primeiras universidade começou a alterar a limitação.

Até o século XIX, nenhum curso era elaborado com o objetivo de se formar professores.

a.C

Os sumérios (que viveram na Mesopotâmia onde hoje é o Iraque, desenvolveram a escrita 4 mil anos antes de Cristo. Os pais ensinavam os filhos a escreverem, isso marca o princípio da educação.

Eles também criaram a primeira escola, 2500 anos antes de Cristo, as escolas formavam escribas para administração e economia governamental, somente pessoas importantes eram escolhidas.

Platão fundou em 387 antes de Cristo o modelo de escola que ensinavam sobre filosofia.

A primeira escola pública da história foi fundada no ano 75 pelo imperador romano Vespasiano para que pessoas de família nobre pudessem escrever.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: