Musculação e Muay Thai: Profissionais do esporte dão orientações e dicas para quarentena

Messias Godoi, professor de Muay Thai à 11 anos, e Larissa Barato, professora de Educação Física, ambos faixa preta no esporte, concederam uma entrevista para nossa equipe comentando sobre o período de pandemia e dando dicas e soluções para os atletas.

Por Cláudio R. Garcia

A academia onde trabalham oferece aulas de Muay Thai, musculação, treino funcional e defesa pessoal. Trabalham com o público masculino e feminino, adultos, crianças e portadores de necessidades especiais.

O casal explica que o sistema imunológico atua na defesa do organismo contra ataques de invasores internos como bactérias, fungos, protozoários ou vírus e existem diversas forma de aumentar esse sistema, uma delas é a prática habitual de exercícios físicos.

Esclarecem que os exercícios aumentam a função das células imunes. O movimento muscular e o aumento da frequência cardíaca, fazem com que as células imunes saiam de seus pontos de espera (como pulmão, baço e linfonodos).

Orientam:

Não deixem de fazer exercícios em casa. Todo estimulo é válido! 

Mesmo que seja pouco tempo, pouca carga ou pouco volume, todo estímulo é valido para que você mantenha seu nível de aptidão física. Não pense que está perdendo tempo ou que esse pouco estimulo não vai adiantar. Usando apenas o peso do corpo ou incrementando carga com algo que tenha em sua casa, já é mais que suficiente para aguentar esse momento.

Os alunos de musculação, como citado, podem trabalhar o corpo com todo com o próprio peso corporal e mais carga que conseguirem adicionar. – Explica Larissa.

E os alunos do muay thai, podem treinar os movimentos no ar, na frente do espelho, caprichar nos abdominais na parte de cardio respiratório, quem tiver em casa um pedaço de corda para pular, fazer burpes e polichinelos, perceberão que o corpo não vai sofrer na volta aos treinos. – Detalha Messias.

Pessoas que não tem hábito de treinar, também podem iniciar uma rotina de atividades, importante começar com exercícios básicos, usando apenas o próprio peso corporal, até que o corpo se acostume. Alongamentos são super indicados e bem vindos.

Começar com exercícios bem básicos com o próprio peso corporal até que o corpo se acostume. Alongamentos são super indicados e bem vindos. 

Comentam que o risco de catabolização e de retenção nesse período, é quase nulo, quando se dá continuidade aos exercícios e mantém uma alimentação saudável, ingerindo muita água, complementam: “as chances são pouquíssimas (ou quase nenhuma) disso acontecer.”

Para suplementação, acrescentam que existe comprovação científica dos benefícios e, na sua maioria, podem e devem continuar sendo utilizados. Suplementos como Creatina, Whey Protein, Titamina D, Glutamina (que atua na imunidade), Polivitamínicos e Ômega 3 são boas opções.

Reforçam que algumas práticas são indispensáveis para o período de pausa nas academias: treinamento resistido usando o peso corporal ou peso extra que conseguirem adicionar, e exercícios cardiorrespiratórios como pular corda, dançar, subir escadas, etc. O importante é se manter ativo e mantenham seus níveis de aptidão física até retornarmos às nossas atividades normais.

Fica o recado:

 Usem a criatividade e não parem de exercitar! Isso é uma fase que logo passará. Comece hoje mesmo!  Faça o simples, mas faça! É possível deixar a preguiça e as desculpas e adotar um estilo de vida saudável e ativo. Não é tão difícil quanto parece. Praticar exercícios é apenas um dos passos para se ter uma vida saudável. 

Você pode acompanhá-los nas redes sociais para seguir dicas de treino, saúde e bem estar. Clique no botão para acessar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: