Tóquio se prepara para segunda onda de covid-19

“Um surto pode acontecer a qualquer momento.” – Disse um professor da saúde pública.

Na capital paira o medo do aumento das infecções. Moradores questionam a segunda que se aproxima. O professor universitário Koji Wada afirmou: “Nem sabemos se o que aconteceu no Japão foi a primeira onda.”

A região metropolitana de Tóquio ultrapassou 14 milhões este mês, seguindo a matemática a segunda onde será quando as infecções atingirem 70 pessoas por dia. A contagem diária estava sendo cerca de 40 infectados até quarta feira, quando 55 casos foram relatados e foi a primeira vez que mais de 50 casos foram confirmados desde maio.

O governo metropolitano registrou 54 casos na sexta feira, 57 no sábado e 60 casos no domingo. Os especialistas estudam se é uma segunda onda ou reflexo da primeira:

“Não acredito que seja uma segunda onda, mais como fumaça subindo da primeira”, disse Haruo Ozaki, presidente da Associação Médica de Tóquio. “No entanto, se Tóquio começa a relatar mais de 100 casos por dia como em abril, há muito o que se pode fazer para impedir que o sistema de saúde se estenda além de seus limites.” Afirmou.

Pesquisadores da Universidade de Yamanashi e da Universidade de Hokkaido anunciaram que detectaram coronavírus em amostras de água retirada do sistema de esgoto na Prefeitura de Yamanashi, as prefeituras de Ishikawa e Toyama realizaram a mesma pesquisa que aponta os vestígios de covid-19 nas fezes de pacientes assintomáticos. Segundo a pesquisa, as amostras de monitoramento de esgotos podem ajudar as autoridades a detectar o vírus rapidamente e analisar quanto ele se espalhou dentro de um determinada área.

Membros de uma família e trabalhadores que compartilharam o mesmo prédio estão apresentando contaminação. Segundo a fonte, o risco de novos surtos permanecerá sempre presente até que um tratamento ou vacinação suficiente seja amplamente divulgado.

Especialistas preveem que quando chegar uma nova onda no Japão, esta será desencadeada por viajantes que retornam ao país após as fronteiras serem afrouxadas.

Não sabemos quantas ondas haverá ou quanto tempo essa pandemia vai durar. Não até que tudo acabe Até então, o vírus poderia se espalhar novamente a qualquer momento e precisamos estar prontos.” – disse Wada. 

Fonte: Japan Times

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: