Caem dois ministros de Bolsonaro em um só dia

O Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo e o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, pedem demissão no mesmo dia. 

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva pediram demissão nesta segunda-feira (29) ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Ameaçado e com pressão crescente do Congresso nas últimas semanas, o Chanceler Araújo foi ao Palácio do Planalto no final da manhã desta segunda apresentar sua demissão. Depois de uma semana em que parlamentares –inclusive os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) – pediram abertamente sua demissão, Araújo usou sua conta no Twitter no final de semana para atacar a presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senadora Kátia Abreu (PP-TO), e terminou por enterrar suas chances de se manter no cargo.

Araújo insinuou que a senadora fazia pressão pela sua saída por comprar os interesses chineses no leilão de 5G no país – uma narrativa conspiracionista adotada pelos bolsonaristas nas redes sociais. A reação de Kátia e dos demais senadores foi imediata e dura, inclusive com quatro deles preparando um pedido de impeachment para apresentar à Câmara dos Deputados.

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, já informou em nota na tarde desta segunda-feira (29) que deixará o cargo. O comunicado não informa o motivo da decisão. O jornal Folha de São Paulo noticiou que foi o próprio presidente que demitiu o ministro da defesa.

Confira abaixo a íntegra do comunicado comunicando a demissão de Fernando Azevedo e Silva:

Nota Oficial

Agradeço ao Presidente da República, a quem dediquei total lealdade ao longo desses mais de dois anos, a oportunidade de ter servido ao País, como Ministro de Estado da Defesa.

Nesse período, preservei as Forças Armadas como instituições de Estado.

O meu reconhecimento e gratidão aos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e suas respectivas forças, que nunca mediram esforços para atender às necessidades e emergências da população brasileira.

Saio na certeza da missão cumprida.

Fernando Azevedo e Silva

*Com informações de InfoMoney

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: