Quem usou “remédio preventivo” teve mais covid-19 em Manaus, diz modelo matemático

Resultados da segunda fase da pesquisa DETECTCoV-19, realizada com moradores de Manaus, revela que a covid-19 foi mais frequente em pessoas que tomaram remédios com a intenção de não contrair o coronavírus.

Resultados da pesquisa DETECTCoV-19, realizada com moradores de Manaus, e assinada por pesquisadores da UFAM (Universidade Federal do Amazonas), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas), Universidad Peruana Cayetano Heredia e IETSI (Instituto de Evaluación de Tecnologías en Salud e Investigación, do Peru), revela que a covid-19 foi mais frequente em pessoas que tomaram remédios com a intenção de não contrair o coronavírus.

Os pesquisadores monitoram desde agosto do ano passado 3.046 pessoas em Manaus. No grupo que usou alguma medicação com o objetivo de prevenir a doença, a prevalência da covid-19 foi de 38,6%, contra 25,9% no grupo que não tomou nenhum medicamento com esse objetivo. Os medicamentos mais tomados como forma profilática foram a ivermectina e o paracetamol — nenhuma das duas tem qualquer efeito comprovado para a prevenção da covid-19.

Dados mais aprofundados são aguardados, já que os pesquisadores estão concluindo a terceira fase do estudo. Ela vai mostrar o impacto da segunda onda da covid-19 em Manaus, quando o Estado viveu dias de colapso em hospitais, falta de oxigênio e recorde de mortes.

As pessoas que se medicam, de alguma forma, sentem-se seguras e baixam a guarda. Quando a gente falava isso sem dados, poderia até se questionar. Mas agora temos esses dados da população de Manaus. Não é uma coisa longe da realidade“, afirma Jaila Borges, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UFAM e uma das coordenadoras da pesquisa, que finalizou “Ouvimos de muitas pessoas que perderam muitos familiares questionando que a pessoa tomava ivermectina para prevenir covid-19, porque o médico orientou ou porque ouviram falar que funcionava“.

Referência de periódico: SSRN.
*Com informações de UOL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: