Serrana (SP) zera casos de intubação com vacinação em massa

Município no interior de São Paulo escolhido pelo Butantan para experimento terá 100% os adultos imunizados até domingo (11). Os resultados definitivos dessa experiência devem ser divulgados pelo Butantan em maio.

Serrana, município de 28 mil habitantes no interior de São Paulo, foi o município escolhido pelo Instituto Butantan para testar a eficácia da imunização em massa da CoronaVac. Cerca de 66% dos adultos com mais de 18 anos já receberam a segunda dose. Até domingo (11), 100% dos adultos estarão imunizados.

A cidade vive uma experiência única, enquanto a imunização contra a covid-19 avança lentamente no país, Serrana registra zero intubações desde o último fim de semana, e queda nos casos graves de covid-19. Um alívio depois de um mês de março com recorde de mortes na cidade.

Segundo a secretária de Saúde de Serrana, Leila Aparecida do Valle Gusmão, em 20 de março, havia oito pacientes esperando por vaga de internação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local. Ontem, a fila estava zerada. Cinco pacientes estão na Santa Casa com sintomas moderados. Os pacientes também têm chegado à unidade com sintomas menos graves que antes, diz Leila. Cerca de 90% dos casos que chegam à UPA são de leves a moderados.

Os resultados definitivos dessa experiência devem ser divulgados pelo Butantan em maio.

Esperança Econômica

A cidade também revela um novo efeito colateral: um aumento no número de empresas que prospectam negócios na cidade, movimento que o prefeito Léo Capitelli (MDB) atribui a um projeto de incentivos enviado à Câmara, mas também à vacinação em massa. “Temos tido de três a quatro consultas todos os dias”, diz, algo inédito nos últimos anos.

A imunização dos moradores traz esperança aos empresários de um fim para o lockdown.

É o mesmo sentimento do presidente da Associação Comercial e Industrial de Serrana, Guinaldo Cavalheiro. Em 2020, as empresas tiveram uma queda de 10% no faturamento. “Ainda não fizemos um levantamento entre as empresas, mas o sentimento mudou. Há um outro olhar para a cidade, com notícias de empresas de fora querendo investir aqui”, diz ele.

*Com informações de Valor Econômico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: