Mesmo após 6 meses da vacinação, foi detectado alto índice de anticorpos neutralizantes no sangue dos voluntários. A vacina de mRNA da Moderna possui 94% de eficácia e não foi negociada pelo Governo Federal para o Brasil.
Como parte do procedimento do teste clínico de fase 3, a empresa farmacêutica Norte americana Moderna, coletou amostras de sangue de seus voluntários 6 meses após a aplicação da segunda dose da vacina de mRNA contra Covid-19.
Os resultados indicam que mesmo após 6 meses da segunda dose da vacina, foi detectado alto índice de anticorpos neutralizantes no sangue dos voluntários, conforme detectado por três ensaios sorológicos distintos. O que esclarece perguntas da população sobre o tempo de duração da vacina e aumenta a confiança de que a resposta imune será duradoura.
Estudos em andamento estão monitorando as respostas imunológicas dos voluntários além de 6 meses, bem como determinando o efeito de uma dose de reforço para estender a duração e amplitude da atividade contra variantes virais emergentes. O sangue dos voluntários será coletado para análise de anticorpos de 6 em 6 meses. O teste terá duração de 2 anos, e ajudará a entender por quanto tempo a resposta imune da vacina irá durar.
A vacina de mRNA da Moderna possui 94% de eficácia e ainda não foi negociada pelo Governo Federal para o Brasil.
Referência de Periódico: The New England Journal of Medicine.
Deixe um comentário