Metanálise da Nature associa Cloroquina e Hidroxicloroquina ao aumento da mortalidade em pacientes com Covid-19

A metanálise publicada pela Nature aponta que o tratamento com hidroxicloroquina está associado ao aumento da mortalidade em pacientes com COVID-19, também indica não haver benefício na utilização da cloroquina.

Uma metanálise bem feita é uma análise estatística de resultados de diferentes estudos individuais, com o objetivo de integrá-los, combinando e resumindo seus resultados. Sua importância se dá por reduzir, por exemplo, o desvio padrão e o intervalo de confiança, tornando o resultado mais confiável, além de possibilitar a inclusão de futuros estudos que venham a ser publicados – metanálise cumulativa.

A metanálise citada, onde ao todo, 28 ensaios clínicos foram analisados, incluindo 10.319 pacientes, passou por revisão por pares da Nature Comm, e os resultados com base nos estudos randomizados disponíveis é de um aumento de 12% na probabilidade de morrer de COVID-19.

Não houve, também, benefício do uso da cloroquina para tratamento da COVID-19, juntamente com hospitalização mais longa e maior risco de progressão para ventilação mecânica invasiva e/ou morte.

Não houve evidência de uma modificação de efeito por dose, e o efeito combinado de todos os ensaios com dose mais baixa não indicou um benefício de hidroxicloroquina, mas tendeu a um efeito nulo.”

A recomendação final do artigo é: “Os profissionais médicos em todo o mundo são incentivados a informar os pacientes sobre essas evidências”, diz. 

Esta metanálise oferece o resumo mais abrangente sobre hidroxicloroquina e mortalidade em COVID-19 até o momento. 

Referência de Periódico: Nature Comm.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: