China se torna 2º país a dirigir um veículo espacial na superfície de Marte

A China se torna a segunda nação espacial, depois dos Estados Unidos, a dirigir um veículo espacial na superfície de Marte. Um rover, chamado Zhurong, deixou sua plataforma de pouso e dirigiu na superfície de Marte neste sábado (22).

Uma espaçonave chinesa, sem tripulação, pousou com sucesso na superfície de Marte. A espaçonave Tianwen-1, que significa “Busca da Verdade Celestial”, pousou na Planície Utopia do Sul em Marte em 15 de maio.

A espaçonave de 5 toneladas decolou da ilha de Hainan, no sul da China, em julho do ano passado. Depois de mais de seis meses em trânsito. Tianwen-1 alcançou o Planeta Vermelho em fevereiro, onde estava em órbita desde então.

O rover chinês, chamado Zhurong, deixou sua plataforma de pouso e dirigiu na superfície de Marte neste sábado (22), e agora vai realizar inspeções na área. O veículo de seis rodas, movido a energia solar, pesa cerca de 240 quilogramas. Sua missão irá durar três meses, período pelo qual procurará por sinais ou evidências de vida antiga na superfície de Marte.

A missão da China conseguiu entrar na órbita do planeta e pousar um rover que poderia atravessar a superfície marciana de uma vez. Embora a NASA tenha concluído isso décadas antes da China, foram necessárias várias missões dos EUA para ser concluído.

Os Estados Unidos já lançaram nove pousos bem-sucedidos em Marte, incluindo o envio de cinco robôs para explorar a superfície do planeta. A União Soviética já havia conseguido pousar na superfície de Marte, mas foi incapaz de operar um rover no planeta.

Tianwen-1 é uma das três missões internacionais a Marte lançadas no verão passado, junto com o rover Perseverance da NASA, que pousou em Marte em fevereiro, e a Sonda Hope dos Emirados Árabes Unidos, que entrou em órbita ao redor de Marte, também em fevereiro. Ao contrário das missões dos EUA e da China, a sonda dos Emirados Árabes Unidos não tem como objetivo pousar em Marte — apenas estudar o planeta em órbita.

*Com informações da CNN Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: