Bons terapeutas elaboraram seus processos na terapia

Um dos principais questionamentos na hora de buscar um psicólogo, um médico, um terapeuta ou algum outro profissional se resume na pergunta clássica: “como saber se ele é bom?”

OPINIÃO – POR LUCIANA O GARCIA

Cuidar da saúde física, mental ou espiritual envolve questões complexas e necessita de muita cautela, afinal o profissional escolhido entrará em contato com sua vida, com seu íntimo, com seus medos e traumas, com suas dificuldades, saberá os detalhes que foram constituídos até que você se tornasse quem atualmente é.

Ao longo do nosso percurso não é difícil encontrar relatos tanto de ótimos profissionais quanto de péssimos profissionais. Mas o que os diferencia?

Acredite, não são as redes sociais e a persona ali apresentada como forma de chamariz. E saiba: não existe seres humanos perfeitos que não tem tristezas, dúvidas, anseios, desejos, projetos, nós profissionais somos pessoas como todo paciente e em algum momento da nossa vida também já necessitamos de suporte.

Com a facilidade de acesso na internet o recomendável é uma busca do currículo do profissional, isso evita que caia nas mãos de charlatões que praticam ilegalmente profissões, acesse plataformas como o Latter ou Escavador, confira as referências, busque opiniões de pacientes atuais assim como de pacientes antigos, leia/escute os feedback dessas pessoas.

Observe a prática dos detalhes ofertados:

Um dentista terá dentes apresentáveis.

Um infectologista saberá diferenças entre bactérias e vírus.

Um cabeleireiro indicará o tipo de corte e cor ideal para o seu cabelo.

Um psicólogo não levará para o setting questões pessoais.

Um economista não viverá afundado em dívidas ou em dependência financeira.

Um vidente não deixará de ver o rumo e saídas para as próprias dificuldades.

Assim acontece com os terapeutas. Só promove cura, limpeza, energização, equilíbrio, elaboração quem já alcançou esse processo na sua própria busca. Se um terapeuta é ótimo em cura ele promove cura a pessoas próximas, principalmente no que diz respeito a saúde, se ele é ótimo em limpeza não torna um ambiente carregado e atribulado e é aclamado por pessoas ao seu redor e não evitado, se é ótimo em energização tem vigor de vida e mantém o dia a dia organizado em todas as áreas (amorosa, financeira, intelectual, higiene), se é ótimo em equilíbrio não surta e se descompensa com tudo o tempo todo e por qualquer coisas, se é ótimo em elaboração compreende os processos da própria vida compreendendo os erros e acertos e possui uma convivência saudável, tranquilidade ao se relacionar.

Agora se um terapeuta não possui na própria vida aquilo que vende não passa de charlatanismo, oportunismo, maledicência e isso é o que mais está “em alta” e são exatamente essas pessoas que destroem tudo a própria volta: relacionamentos, família, negócios, projetos e a si mesmo. Não seja confundido.

Busque muitas informações, recomendações, percepções de pacientes que já passaram pelo profissional, analise o que é dito e como é empregado, se há conhecimento de causa ou somente propagação de efeito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: