Interferência bolsonarista, assédio sexual e risco de não competir na copa. Veja em detalhes

Os jogadores da seleção e Tite se pronunciaram contra a realização da Copa América no Brasil, em decorrência da pandemia, após as declarações o treinador passou a ser atacado pela militância bolsolavista.

Rogério Caboclo, atual presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), declarou que irá demitir Tite e contratará Renato Gaúcho, que também é bolsonarista.

Ainda segundo o jornalista André Rizek, Tite será demitido logo após o jogo contra o Paraguai, na próxima terça-feira (8/6).

Foram convocados os oito vice-presidentes para um reunião extraordinária, o encontro será amanhã, 7/6, e contará com a presença de Coronel Nunes, Antônio Aquino, Castellar Guimarães Neto, Ednaldo Rodrigues, Fernando Sarney, Francisco Novelletto, Gustavo Feijó e Marcus Vicente. 

O conservador, Caboclo, responde a uma acusação de assédio sexual e foi afastado por trinta dias pela comissão ética. Leia a nota:

A CBF informa que recebeu na tarde deste domingo, 6, decisão da Comissão de Ética do Futebol Brasileiro suspendendo temporariamente (pelo prazo inicial de 30 dias) o Presidente Rogério Caboclo do exercício de suas funções. Seguindo o Estatuto da entidade, toma posse interinamente, por critério de idade, o vice-presidente Antônio Carlos Nunes de Lima. A decisão é sigilosa e o processo tramitará perante a referida Comissão, com a finalidade de apurar a denúncia apresentada.”

O Globo Esporte deu mais detalhes sobre o caso:

Assume a presidência Antônio Carlos Nunes, o mais velho entre os vices e coronel. Segundo informações, Nunes foi prefeito biônico durante a Intervenção Militar de 1964, mas receberia cerca de 14 mil reais por “ser perseguido durante o regime” além de uma indenização de R$ 243.416,25.

Como publicou o Metrópoles, a interferência militante na CBF pode tirar o Brasil das competições futuras, isso porque o estatuto da FIFA proíbe interferência estatal em assuntos internos das federações, outras seleções já foram punidas.

Confira o que diz o estatuto:

“No trato com instituições governamentais, organizações nacionais e internacionais, associações e agrupamentos, pessoas vinculadas por este Código devem, além de observar as regras básicas do art., permanecer politicamente neutro, de acordo com os princípios e objetivos da Fifa”, consta no Estatuto.

“Pessoas vinculadas por este Código não devem desempenhar suas funções (em particular, preparar ou participar na tomada de uma decisão) em situações em que um conflito de interesses existente ou potencial pode afetar tal desempenho”, diz o artigo 19.

A Fifa determina que “a violação deste artigo será sancionada com uma multa apropriada de pelo menos 10 mil CHF (moeda oficial da Suíça, que equivale a R$ 56,13 mil), bem como a proibição de participar de qualquer atividade relacionada ao futebol por um máximo de dois anos”.

Um conflito de interesses surge se uma pessoa vinculada por este Código tem, ou parece ter, interesses secundários que podem influenciar sua capacidade de desempenhar suas funções com integridade de maneira independente e proposital. Interesses secundários incluem, mas não estão limitados a, obter qualquer vantagem possível para as pessoas vinculadas a este Código, eles próprios ou partes relacionadas, conforme definido neste Código.

Antes de serem eleitos, nomeados ou empregados, pessoas vinculadas por este Código devem divulgar quaisquer relações e interesses que possam levar a situações de conflitos de interesse no contexto de suas atividades futuras.”


Anúncios
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: