Dinossauro bebê perfeitamente preservado é descoberto dentro de ovo

Apelidado pelos cientistas de Baby Yingliang, fóssil inédito datado de 66 milhões de anos preserva esqueleto embrionário de dinossauro ovirraptossauro.

Um fóssil inédito de embrião do dinossauro ovirraptossauro, perfeitamente preservado com cerca de 66 milhões de anos, foi descoberto em Ganzhou, cidade no sul da China. Apelidado pelos cientistas de Baby Yingliang, a posição do embrião mostra que ele estava se preparando para eclodir.

Fóssil do embrião oviraptorossauro ‘Baby Yingliang’ encontrado em Ganzhou, província de Jiangxi, sul da China – Universidade de Birmingham / Lida Xing/AFP

É um dos melhores embriões de dinossauro já encontrados na história”, disse à agência France Presse Fion Waisum Ma, pesquisador da Universidade de Birmingham e coautor de um artigo sobre o assunto publicado nesta terça-feira, 21, na revista iScience.

Ficamos surpresos ao ver esse embrião lindamente preservado dentro de um ovo de dinossauro, deitado em uma posição de pássaro. Essa postura não tinha sido reconhecida em dinossauros não-aviários antes”, concluiu Ma.

Os pesquisadores descobriram muitos ovos e ninhos de dinossauros antigos no século passado, mas o bebê Yingliang é único. “Este esqueleto não está apenas completo da ponta do focinho até a ponta da cauda; ele está enrolado em uma pose de vida dentro de seu ovo, como se o animal tivesse morrido ontem”, disse a co-pesquisadora Darla Zelenitsky, professora assistente de paleontologia na Universidade de Calgary em Alberta, Canadá.

Um dinossauro ovirraptossauro com seus ovos e filhotes. (Imagem: Darla Zelenitsky)

Oviraptorossauro, que significa “lagartos ladrões de ovos”, eram dinossauros com penas que viveram no que hoje é a Ásia e a América do Norte durante o período do Cretáceo Superior.

A posição única do bebê Yingliang sugere uma estratégia de pré-incubação semelhante à das galinhas e outras aves modernas. “Antes deste estudo, nós realmente não sabíamos como os dinossauros eram posicionados em seus ovos porque os embriões fósseis anteriores eram muito fragmentados”, disse Zelenitsky ao Live Science por e-mail. “Agora podemos ver muito bem que os dinossauros oviraptorídeos tinham posturas de pássaros enquanto incubavam dentro de seus ovos.”

Em essência, os pássaros herdaram esses comportamentos pré-incubação de seus ancestrais dinossauros, disse Zelenitsky. “Este estudo fortalece nossa compreensão da estreita relação evolutiva entre dinossauros e pássaros”, disse ela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: