O saldo das festas de final de ano começam a surgir: alta de contaminação, internação e mortes pelos vírus que ainda assolam a população.
Declarado estado de calamidade por profissionais de saúde, a nova variante da influenza, a H3N2, tem maior índice de contaminação do que covid, coloca em risco não somente adultos, crianças, jovens e idosos também podem se contaminar facilmente com o vírus.
Onze estados já estão em alerta, incluindo Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas, Rio Grande do Norte, Maranhão e Ceará. Já são contabilizadas internações e mortes das variadas faixas etárias.
A não notificação ao sistema de saúde impede o acompanhamento estatístico do vírus, isso porque muitas pessoas optam por tratar em suas residências, aumentando o risco de espalhar o vírus para os familiares e evitando fazer os testes específicos para detectar qual o vírus que está ativo.
Diversos relatos de infectados afirmam que a H3N2 é mais grave do que o covid, seus sintomas incluem tosse, espirro, coriza, dores no corpo, fadiga mental, entre outros, e boa parte dos pacientes afirmam que os sintomas perduram por mais de vinte dias.
Diversos famosos cancelaram seus eventos após contraírem a doença nas festas de final de ano.
A recomendação ainda é distanciamento social, uso de máscaras e álcool 70%, além de permanecer em isolamento de 14 dias caso apresente sintomas ou diagnósticos e procurar o sistema de saúde.
COVID
O novo surto de covid-19 também acumula mortes e internações, somente ontem (24h) 175 mortes foram notificadas e 18.759 novas infecções, totalizando até o momento 619.384 mortes por covid no Brasil.
As variantes Ômicron, Delta, Alpha, Beta e Gamma, também estão sendo rastreadas e notificadas no Brasil e no mundo.
Déficit de vacinação contribui para o avanço do vírus.
COVID + INFLUENZA
A flurona, variante de covid + influenza, também tem mostrado aumento no Brasil e em outros países, a dupla infecção também representa riscos e seus sintomas podem ser confundidos com covid ou influenza, a associação foi descoberta recentemente e médicos já desenvolvem métodos de testagem.
A melhor medida ainda é a prevenção.
- O ano mais badalado da NASA em décadas
- Eleitora bolsonarista acusa USP de tráfico de drogas e outros crimes
- Tarot associados com técnicas terapêuticas. Saiba tudo
- Estudos demonstram que saúde pública precisa se preocupar com COVID Longa
- Revelada a primeira foto do buraco negro supermassivo da nossa galáxia
Deixe um comentário