Soldados ucranianos encontraram ânforas antigas que datam dos séculos IV e V a. C. enquanto construíam fortificações.

Soldados ucranianos da 126ª brigada separada da Defesa Contra o Terrorismo da cidade de Odesa (situada às margens do Mar Negro) encontraram ânforas antigas por acaso enquanto construíam fortificações. As ânforas datam dos séculos IV e V a. C.
A ânfora (ou amphora, em grego) era um recipiente feito em barro parecido com um vaso, longilíneo, com bojo e com duas asas, com um fundo em forma de cone ou pontiagudo. Os artefatos encontrados foram entregues à equipe do Museu Arqueológico de Odesa da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia.

Pelo formato, parecem ser de origem grega, anterior ao Reino de Bósforo até (um grande reino grego que existiu na região da Crimeia e do Mar de Azov).

Praticamente todo o litoral do Mar Negro desde o século VIII a.C. até l século V d.C. teve colônias gregas. Ainda há (ou havia até alguns meses) muitos descendentes de gregos na Ucrânia por conta disso, falantes do grego pôntico, que é uma língua grega que se desenvolveu especificamente pelo isolamento na região.

Fonte: Babel
Deixe um comentário