Tarot associados com técnicas terapêuticas. Saiba tudo

Existem centenas de técnicas aplicadas nas terapias tradicionais, integrativas e espiritualistas que podem ser associadas com as leituras oraculares, auxiliando tanto tarológos quanto consulentes.

A oraculação permite ao terapeuta acessar todas questões da vida do consulente, sejam de questões emocionais, físicas e espirituais, porém existem etapas fundamentais para prosseguir com o atendimento, uma delas é a transmissão da mensagem. Nem todos consulentes estão prontos ou aptos para receber todos tipos de mensagens, por isso é necessário cautela e empatia para poder entregar a mensagem de forma que agrega, mesmo nas questões mais difíceis, mostrando um caminho para aquele acontecimento e evento, quais os caminhos e possibilidades para lidar com a situação.

Há centenas de casos que demandam também de imparcialidade e seriedade, visto que o oraculista não resolve tudo e haverão casos que precisarão ser encaminhados a outros profissionais, como psicólogos e médicos especialistas, como casos amorosos, distúrbios hormonais, depressão, ansiedade e outros.

TERAPIAS TRADICIONAIS

As terapias tradicionais aqui referidas são aquelas que tratam a psique do paciente, não realizadas em uma única consulta, mas através de um tratamento contínuo que pode levar meses ou semanas de acordo com a demanda.

PSICOLOGIA

A psicoterapia parte de uma abordagem científica e tem diversas abordagens, como freudina, lacaniana, kleniana, junguiana, moreniana, behavioriana, dentre outras, tem instrumentos próprios de análise como sonhos, testes favoráveis (autorizados pelo órgão regulador), avaliações, documentos, trabalhos multidisciplinares.

O profissional psicólogo não trabalha com técnicas integrativas ou espiritualistas, como previsto pelo código de ética profissional, portanto a indicação de psicoterapia parte como recomendação de tratamento e acompanhamento para o consulente.

Os psicólogos analíticos (junguianos) possuem conhecimento aprofundado sobre o tarot, pelos estudos da teoria acerca de simbologia, mitanálise, arquétipos, imagens arquetípicas e sonhos, mas não fazem tiragens na atuação clínica.

PSICANÁLISE

A psicanálise, apesar de ser também uma abordagem psicológica, é uma técnica independente da psicologia de forma geral, não envolve documentos e avaliações através dos instrumentos, não possui um órgão regulamentador autárquico, e é desenvolvida através do tripé: estudo teórico, autoanalise e supervisão, todos feitos contínuos e regularmente. Os órgãos dessa terapia geralmente são sociedades e associações nacionais e internacionais.

Essa técnica também estuda os teóricos psicológicos, principalmente Freud, Jung, Lacan, Klein, e outros. Os atendimentos também são contínuos e envolvem mais de uma sessão.

Tratando-se de um estudo livre, oraculistas e outros terapeutas são aptos a fazer e podem utilizar da técnica em seus atendimentos, logo é possível conciliar as ferramentas de oraculação com terapia psicanalítica e contribuir para o desenvolvimento emocional dos consulentes.

TERAPIAS INTEGRATIVAS

As terapias integrativas são utilizada a milhares de anos, pelos egípcios, pelos hinduístas, pelos chineses e outros povos e hoje são auxiliares ao tratamento convencional, ou seja, um tratamento multidisciplinar e não anula o tratamento médico. Em 2017 a OMS (Organização Mundial da Saúde) definiu o termo integrativo e passou a recomendar amplamente a divulgação e aplicação dessa terapia.

O Ministério da Saúde adicionou as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) na Atenção Básica de Saúde, no SUS, atualmente disponíveis em 3.173 municípios brasileiros, foram aprovadas 29 técnicas, sendo elas: ACUPUNTURA, ANTROPOSOFIA, APITERAPIA, AROMATERAPIA, ARTETERAPIA, AYURVEDA, BIODANÇA, BIOENERGÉTICA, CONSTELAÇÃO FAMILIAR, CROMOTERAPIA, DANÇA CIRCULAR, FITOTERAPIA, GEOTERAPIA, HIPNOTERAPIA, HOMEOPATIA, IMPOSIÇÃO DE MÃOS, MEDITAÇÃO, MUSICOTERAPIA, NATUROPATIA, OSTEOPATIA, OZONIOTERAPIA, QUIROPRAXIA, REFLEXOLOGIA, REIKI, SHANTALA, TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA, TERAPIA DE FLORAIS, TERMALISMO e YOGA.

Podem ser trabalhadas na oraculação com indicações de tratamentos para medos, insônias, insegurança, dentre outros.

FLORALTERAPIA

Desenvolvida por Edward Bach em 1930, consiste nos compostos extraídos de flores divididos em sistemas e oito grupos para tratar diversas questões de transtornos diferenciados, tratam o físico e as emoções, fortalece a tríade corpo, mente e espírito.

FITOTERAPIA

É utilizada a milhares de anos, acredita-se que a 3000 a.C quando Cho-Chin-Kei, imperador da China, descreveu as propriedades do Ginseng e da Cânfora, e consiste na utilização de plantas medicinais.

Nessa terapia utiliza-se todas e diferentes propriedades das plantas, raízes, caule, folhas, flores e é recomendada de diversas formas, métodos de preparo de chá, capsulas, pomadas e outros. Necessita de profundo conhecimento para recomendar pois há contraindicações e podem ter efeitos colaterais.

HOMEOPATIA

A homeopatia é um estudo médico, desenvolvida por Hahnemann, e utiliza propriedades de origem animal, mineral e vegetal que são dinamizados por métodos específicos para serem potencializados, trata diversas questões físicas, emocionais e espirituais.

Os estudos ainda são restritos e hoje não é uma formação privativa da medicina, porém ainda são realizados através de cursos de especialização. Requer cautela para indicações.

AROMATERAPIA

Foi desenvolvida em 1930 por René-Maurice Gattefossé, trabalha com óleos essenciais (diferentes de essências) que através da ativação dos neurotransmissores promovem resultados de saúde, principalmente emocional. Geralmente é utilizada com o auxílio de difusores, hoje em dia já é utilizada em banhos, escaldas pés e massagens, em alguns casos ingestão.

CROMOTERAPIA

A cromoterapia também existem há mais de  3.000 a.C. e era utilizada pelos egípcios para tratar diversas doenças, os hinduístas também utilizavam a técnica com a prática Ayurvédica, são utilizadas primordialmente as cores primárias. Os estudos psicológicos e neuropsicológicos desenvolveram pesquisas que comprovaram os efeitos das cores, geralmente aplicadas através de lâmpadas em ambientes apropriados.

O amarelo, por exemplo, melhora o humor e trata o sistema digestivo; o verde promove o equilíbrio emocional, facilita a cura, elimina tensões e é capaz de tratar infecções como a gripe; o vermelho estimula a atividade humana, estimula o sistema nervoso, além equilibrar os glóbulos vermelhos; o roxo promove o autocontrole, a recuperação e pode purificar o sangue e tratar insônia.

AURICULOTERAPIA

Foi desenvolvida por Paul Nogier em 1957, é aplicada no micro-sistema das orelhas que possuem um mapa de todo corpo humano, incluindo os órgãos, foi adotada pelos chineses e amplamente difundida, é uma variação da acupuntura, utiliza-se pequenas sementinhas colocadas em pontos específicos e trata fisicamente e emocionalmente, doenças psicossomáticas e crônicas.

MASSAGENS

Existem centenas de tipos de massagens, terapêuticas, relaxantes, termoterapia, pedras quentes, dentre outras, tratam questões musculares, dores, pós cirúrgicos e promovem efeitos psicológicos positivos, contribuindo pela melhora psíquica.

TERAPIAS ESPIRITUALISTAS

Essas terapias são difundidas há centenas de anos, envolvem conhecimento energéticos e canalizações espirituais, trabalham fundamentalmente questões desse cunho que podem (ou não) promover efeitos psicológicos e físicos, são associadas com os chakras e corpos espirituais.

REIKI

Foi canalizada por Mikao Usui em 1920, é a união da energia universal (rei) com a energia humana (ki) e é aplicada através da imposição de mãos para fins de cura e promoção de positividade. Trata saúde física, emocional e espirituais, alguns pacientes relatam cura mais rápida quando associado a tratamentos médicos e recuperação.

Acredita-se no princípio: “A arte secreta de convidar a felicidade, o remédio milagroso para todas as doenças. Só por hoje: Não se zangue, Não se preocupe, Seja grato, Trabalhe com diligência, Seja gentil para as pessoas. Todas as manhãs e à noite, junte as mãos em meditação e ore com o seu coração. Afirme na sua mente e cante com a boca. Para a melhoria da mente e do corpo. Usui Reiki Ryōhō. O fundador, Mikao Usui.”

APOMETRIA

Foi desenvolvida pelo médico brasileiro José Lacerda, mas foi descoberta por Luiz Rodrigues, tem data de 1965, o princípio da técnica é o impulso energético pelo estalar de dedos, desdobramento de corpos, atividade de clarividência e desenvolvimento mediúnico, promove limpezas, cura, tratamentos, equilíbrio espiritual, defesas e proteções.

Hoje em dia existem outras canalizações apométricas de outras egrégoras.

RADIÔNICA

Foi desenvolvida em 1900 por Albert Abrams, mas começou a ser popularizada mais recentemente, é uma variação de radiestesia e consiste na mensuração através de pêndulos, gráficos e comandos, com o tempo se desenvolveu para as mesas, é um método de oraculação e indentificação, tratamento,cura, limpezas e defesas.


Anúncios
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: